Câncer, o início de um novo ciclo de vida.
Durante muito tempo o diagnóstico de câncer era tomado como sinônimo de finitude.
Hoje, nós que atuamos na área da psico-oncologia, lutamos para mudar essa visão, pois pelo nível de consciência que nos encontramos (humanidade), temos o entendimento que nosso corpo reage tão somente para nos comunicar algo que não está de acordo como deveria estar, ou seja, não equilibrado.
Algo aconteceu em algum momento de nossa vida que provocou algum desequilíbrio em nosso corpo, consequentemente levando o mesmo ao adoecimento.
É esta visão e consciência que passamos para os pacientes oncológicos, pois não se trata de um fim, e sim um começo de uma nova jornada onde haverá a necessidade de uma autoanálise, uma retrospectiva e ressignificação de experiências traumáticas ou conflituosas, reavaliações dos sentimentos que trouxeram uma carga de energia densa como a raiva, mágoas, tristezas, frustrações, onde tais sentimentos, conforme já provado pela ciência, influenciaram na parte imunológica, facilitando assim o adoecimento.
Levamos o paciente a um enfrentamento dessa experiência após seu fortalecimento pela elaboração através da compreensão, do entendimento, do amor e compaixão dos respectivos conflitos e sentimentos, proporcionando assim à ele próprio, o fortalecimento físico, psicológico e espiritual.
Com este trabalho juntamente com o tratamento médico, o paciente oncológico consegue resgatar sua energia proporcionando assim, um resultado positivo em seu tratamento e o início de um novo ciclo de vida, com uma nova consciência.
Com amor Artesão do Ser,
Aluísio de Lanes Negrão